31 de julho de 2012

Como cuidar das suas fraldas de pano!





Muitas pessoas ainda pensam que as fraldas de pano dão muito trabalho. Isso porque elas ainda possuem aquela imagem na cabeça de um varal lotado de fraldas estendidas, secando ao sol, quarando para tirar as manchas de cocô... mas isso não existe mais!! As fraldas modernas são muito práticas e podem (ou melhor, DEVEM) ser lavadas à máquina.

Mas existem alguns cuidados que devem ser tomados para garantir a boa absorção das fraldas e aumentar sua vida útil. Fiquem atentas a essas dicas!!


    
Dicas de Lavagem e Conservação das Fraldas de Pano Modernas
    
Lavar as fraldas antes do primeiro uso, utilizando preferencialmente sabão de coco, neutro ou biodegradável. Utilize apenas metade ou 1/3 da quantidade recomendada pelo fabricante do sabão para lavar as fraldas. As fraldas de pano modernas permitem a lavagem na máquina de lavar roupas ou no tanquinho, pois possuem costura bastante resistente. A fralda atingirá sua máxima absorção após a quinta lavagem, quando a goma da flanela será totalmente removida. Se optar por lavagem à mão, deve-se enxaguar as fraldas muito bem, para que não fiquem com resíduos de sabão, pois estes podem diminuir consideravelmente sua absorção.


Após o uso da fralda, basta ir armazenando as fraldas em um balde com tampa ou em saquinho impermeável. No caso das fezes, apenas jogue o excesso no vaso sanitário (para auxiliar, pode-se utilizar uma ducha higiênica). Não é necessário pré-lavar, mas se preferir, enxague rapidamente e deixe de molho em balde com água e um pouco de vinagre branco (ou vinagre de álcool). O vinagre possui propriedades desinfetantes e, assim, a água do molho não ficará com cheiro forte. Após um ou dois dias, colocar para lavar na máquina junto com as demais roupinhas do bebê.
Não utilizar amaciante, pois ele, além de impermeabilizar as fraldas, diminuindo sua capacidade de absorção, pode causar alergias ao bebê. Sugerimos o uso de vinagre no último enxágue. O vinagre corta o efeito do sabão, funcionando como um amaciante natural. Adicionar ½ xícara de vinagre no ciclo de enxágue da máquina de lavar. Ao contrário do que se pensa, após secas, as fraldas não ficam cheirando a vinagre.
Não utilizar água sanitária ou alvejante, pois estes podem danificar os tecidos. Em caso de manchas, o sabão de coco, o vinagre ou o bicarbonato de sódio funcionam muito bem. Deixar as fraldas de molho em água quente e vinagre manterá, tanto o bolso das fraldas quanto os absorventes, sempre branquinhos.
A centrifugação deixa a fralda quase seca, diminuindo o tempo no varal e aumentando a frequência de uso das fraldas, sem precisar fazer um estoque muito grande delas. A água utilizada na lavagem das fraldas pode ser reutilizada, por exemplo, na descarga do vaso sanitário ou para lavar o quintal. Secar à sombra evita o desbotamento dos tecidos. Não é necessário passar a ferro. O calor excessivo pode danificar o impermeável embutido nas fraldas. Do varal, as fraldas estão prontas para o uso.
Não é necessário usar pomadas para prevenir assaduras, pois as fraldas são feitas de tecido 100% algodão, que deixa a pele do bebê respirar. As pomadas à base de óleo podem ficar incrustadas nas fibras do tecido, diminuindo consideravelmente sua absorção. Apenas deve-se atentar para não deixar o bebê muito tempo com a mesma fralda (essa mesma orientação também vale para as fraldas descartáveis).

Nenhum comentário:

Postar um comentário