Qual a melhor opção?
Entretanto, muitas grávidas preferem não realizar o evento por não gostar das tradicionais brincadeiras. A solução seria definir previamente se haverá ou não brincadeiras e avisar aos convidados, para evitar situações desagradáveis.
Cada grávida deve avaliar os seus motivos pessoais para fazer ou não o chá de bebê ou de fraldas, o importante é respeitar a sua individualidade, sem nenhuma regra, nem pressão, esse é um momento de alegrias!
Quando realizar?
O melhor momento para se realizar o chá é no sétimo mês de gravidez, quando ainda há tempo de arrumar tudo no seu devido lugar, lavar as roupinhas, etc. Além disso, quanto mais a gestação avança, mais a mulher pode se sentir cansada, pesada, inchada. Claro que isso varia de pessoa para pessoa, mas organizar e ser anfitriã de uma festa no final da gravidez não é tarefa fácil.
Duração da festa:
O evento deve durar até três horas, em média, para não cansar a futura mamãe.
Convidados:
Tradicionalmente são convidadas apenas as mulheres, porém, isso tem mudado e hoje mesmo os homens participam do evento. Algumas pessoas fazem o chá somente para a família e amigos mais próximos, outras preferem fazer uma festa maior, convidando colegas de trabalho, vizinhos, etc.
Diferença entre chá de bebê e chá de fralda:
O chá de bebê é ideal para quem gosta de muita descontração e surpresas, pois se a mamãe quiser, os presentes podem ficar totalmente ao gosto dos convidados (caso o convite não especifique o que cada um deve levar). Fique certa de que você vai ganhar muitas roupinhas e até fraldas caso faça essa opção.
Se você prefere escolher os itens que vai ganhar e também deseja facilitar a vida dos convidados, é recomendável especificar no convite o nome de uma loja onde foi deixada a lista de presentes com todos os itens que você gostaria de ganhar. Essa opção é ideal para os convidados homens, que geralmente tem dificuldade de escolher um presente! Também é uma boa solução para aquelas mulheres que fazem questão de escolher todo o enxoval, já que nesse caso os convidados irão presenteá-la com os produtos que você mesma selecionou.
No chá de fralda, como o próprio nome já sugere, todos os convidados devem presentear o bebê com pacotes de fralda descartáveis ou de pano e ainda itens usados na troca de frladas, como lenço umidecido, creme para assaduras, algodão, etc. Este tipo de chá é ideal para as mamães que que já tem o enxoval completo.
O ideal é indicar no convite a marca, o modelo e o tamanho da fralda desejada. Peça também tamanhos diferentes: P para 20% dos convidados, M para 60% dos convidados e G para 20% dos convidados, por exemplo.O tamanho P é usado somente no início, até uns 2 meses, mas alguns bebês usam menos de 1 mês. Por isso você não deve fazer um estoque muito grande dessa numeração. O mais aconselhado é pedir mais o tamanho M. Você pode ou não pedir tamanho G, já que o bebê irá demorar bastante para chegar a essa numeração.
Algumas mães não querem fazer chá de fraldas por medo de que o bebê apresente alergia a uma determinada marca de fralda, ou que não se adapte ao uso dessa ou daquela marca. Isso realmente pode ser um problema! Mães de primeira viagem costumam pedir conselhos às amigas mais experientes sobre as melhores marcas de fraldas, porém, as pessoas nem sempre tem as mesmas preferências e só com a prática você saberá qual a melhor marca para seu bebê. A solução para evitar esse problema seria pedir marcas variadas ou então apostar nas marcas mais conceituadas no mercado, que costumam agradar à maior parte das mães.
Independente de escolher fazer o chá de fraldas ou de bebê, o importante é aproveitar o evento! Não faça tudo sozinha. Peça ajuda à sua mãe, suas irmãs, primas, amigas e até ao maridão. Tire muitas fotos e guarde essa lembrança para sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário