12 de janeiro de 2011

Fraldas Ecológicas… opinião de quem usa!

Quem tem bebê pequeno ou a caminho pode já ter passado por esse dilema: usar fraldas descartáveis por praticidade ou ecológicas, pela preocupação com o meio ambiente? Alguns pais brasileiros já optaram pelas fraldas ecológicas. Porém, enquanto nos Estados Unidos, por exemplo, há alternativas como a gDiapers (que tem parte interna biodegradável), por aqui existe apenas a opção das fraldas de pano (que precisam ser lavadas).

A Revista Personare convidou uma mãe de um bebê de três meses, para compartilhar os prós e contras de usar fraldas ecológicas:

“Estou usando fraldas ecológicas desde a terceira semana de vida da Luiza. Esperei pra me adaptar com os horários dela e com a nova rotina. Optei pela versão ecológica para economizar e pela preocupação com o descarte, já que as descartáveis não se decompõe facilmente.


Uso cerca de quatro fraldas ecológicas diariamente. Durante a noite, a Luiza dorme sempre com fralda descartável. Enxáguo logo após tirar, pra retirar os excessos. Esfrego com sabão em pó pra bebê e deixo de molho (fralda de xixi num balde e de cocô em outro). É preciso oxigenar a água todos os dias, pra evitar cheiro (pra oxigenar a água é só mexer nas roupas, movimentando-as dentro do balde). Água quente ajuda a não manchar. Não gasto mais que 15 minutos do meu dia pra cuidar das fraldas. Uma vez por semana, vão todas pra máquina.

Os prós das fraldas ecológicas: são lindas, duráveis, confortáveis, econômicas, práticas (ao contrário do que possa parecer), favorecem o meio ambiente, “aproximam” a dupla mãe-bebê, porque a gente fica mais atenta ao ciclo (de xixis e cocôs) deles… Imagino que isso favoreça muito mais o desfralde no futuro.

Os contras das fraldas ecológicas: roupas pequenas não cabem no bebê quando ele está de fralda de pano, na rua é pouco prático fazer troca (mas não impossível), tem que levar um saquinho pra trazer a fralda pra casa, depois de lavadas demoram um pouco pra secar."

(Depoimento de Patricia Merlin, 32 anos, designer gráfico, doula e educadora perinatal. Mãe da Luiza, 3 meses e meio)


E você , já testou as fraldas ecológicas?

A Cheia de Vida testou e aprovou! Fizemos o teste e comprovamos que além de super charmosas, elas não vazam, não provocam assaduras e são muito confortáveis e fresquinhas. Veja mais sobre elas nesse post.


Fonte: Revista Personare

3 comentários:

  1. Nossa, eu estou apaixonada pelas fraldas reutilizáveis, gostaria de deixar uma dica, de uma importada que uso e gosto muito, é a Dipano, vejam o vídeo no site, dá pra ter uma noção de como é a fralda, o tecido que é feito, é a Dipano, ela vem do egito, é de excelente qualidade

    http://www.fraldasdipano.com.br/videos.php?cat=Mg

    beijosssssssss

    ResponderExcluir
  2. Nossa Filha só usa Fraldas ecológicas! São ótimas para o BUMBUM excelentes para o planeta e nem são difíceis de lavar! Até eu já encarei isso e nem morri! RS! Na realidade são super práticas! Tiramos o excesso de cocô com a ducha higiênica do banheiro, colocamos os absorventes de molho e as fraldas num balde a seco, esperamos juntar e lavamos tudo na máquina mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm aprovei! Uso 3 fraldas por dia na minha filha e acho uma delícia. Junto por 3 dias e jogo na máquina de lavar. Elas continuam novinhas, sem deformar.
    Recomendo mesmo!!!

    ResponderExcluir