28 de fevereiro de 2011

Como cuidar do umbigo do seu recém-nascido


Durante a gestação, é pelo cordão umbilical que o embrião recebe oxigênio e os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Mas, quando o bebê nasce, essa ligação perde a função. Após o parto, os médicos amarram o cordão em duas regiões diferentes com pinças, interrompendo a circulação do sangue e o corte é feito entre esses dois pedaços presos. Quando a mamãe e o bebê vão para casa, o pequeno segue com um grampo de plástico (também chamado de clamp) no umbigo.

Nos primeiros dias após o parto o umbigo é mole e gelatinoso. Tudo o que você precisa fazer é limpar o local com cotonete e álcool 70% – à venda em farmácias – três vezes ao dia. É algo bem simples de ser feito, mas que a maior parte das mães tem receio. Vale saber: o bebê não sente dor durante a limpeza. Como fazê-la? Você deve mergulhar uma das pontas do cotonete no álcool e manter a outra ponta seca. Com a parte molhada, limpe o umbigo, contornando o local, em um único sentido – e nunca fazendo movimentos de vai e vem. Com a ponta seca, refaça novamente o caminho. Ao final, observe se o cotonete está limpo. Se houver alguma sujeira, repita a operação com um novo acessório. Faça isso quantas vezes forem necessárias até não sair sujeira. O ideal é que essa higienização aconteça pelo menos três vezes ao dia (manhã, tarde e noite).

À medida que o tempo passa, o umbigo vai ficando seco e escurecido e, finalmente, cai. Isso, em geral, ocorre dez dias depois do nascimento.

Durante esse período, o bebê pode – e deve – tomar banho normalmente. Lave o umbigo com água e sabonete neutro, sem medo. Nada de evitar molhar. E sabe aquelas faixas? Mantenha longe do seu pequeno! Não é aconselhável abafar o local. Ao contrário, a região deve ficar sempre bem ventilada. Isso favorece a cicatrização. Outro ponto: antigamente existia a tradição de colocar uma moeda no umbigo. Os médicos proíbem essa ação, pois, enquanto cicatriza, o lugar é a porta de entrada de micro-organismos, ou seja, mantenha a sujeira longe. Aos poucos, os vestígios do cordão umbilical somem por completo.

Não é necessário utilizar nenhum medicamento, apenas seguir as orientações de higienização para que o umbigo fique assim, perfeito. Atenção: caso você perceba uma secreção amarelada ou com odor, leve o bebê ao pediatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário