1 de fevereiro de 2011

E a cicatriz?

Um problema bem comum as mães que tiveram seus filhos por cesariana é  a cicatriz. Por menor que seja, muitas mulheres se sentem prejudicadas esteticamente pela cirurgia, pois dependendo do local e do processo de recuperação a marca pode ficar visível e incomodar bastante. 

Se você fizer uma cesariana, saiba que no período pós-parto você precisará  tomar alguns cuidados para que a cicatrização do corte seja completa e não deixe uma marca feia no seu corpo.


No parto cesáreo o corte feito para que o bebê possa ser retirado, atinge várias camadas de tecido, desde o abdômen indo até o útero, por isso dá certo trabalho ao organismo cicatrizar todas essas camadas variando muito de mulher pra mulher. Após o parto, o corte leva pelo menos um mês para cicatrizar e se definir. O normal, por assim dizer, é que dentro de seis meses a um ano, a cicatriz esteja bem pequena, até mesmo imperceptível.
 

É importante que o corte da cesariana seja feito numa área onde não haja tensão muscular, isso facilita a cicatrização, e a mulher só terá problemas caso tenha algum fator que comprometa o processo de cicatrização ou por questões genéticas. Algumas mulheres, por uma tendência própria do organismo, desenvolvem cicatrizes hipertróficas, ou um quelóide, que são aquelas cicatrizes que ficam bem visíveis, são volumosas,  se elevando um pouco mais que o resto da pele e com tons mais escuros. 

Se você já teve uma cesárea e ficou com uma cicatriz aparente saiba que é possível  fazer correções. Um dos procedimentos mais comuns para a retirada a marca é a ressecção da cicatriz, e após 48 horas é feito um processo de betaterapia que como se fosse uma radioterapia. Outro método é a infiltração de corticóide por injeção, cremes ou fitas. Tratamentos a laser também tem mostrado bons resultados na hora de acabar com as cicatrizes.

Muito mais que uma cicatriz visível, existem outros problemas que podem ocorrer por conta de uma má cicatrização. Por exemplo, a cicatriz no útero, pode causar problemas como deslocamento prematuro da placenta e placenta prévia, numa segunda gestação, coisas que podem vir a causar problemas para a mãe e o outro bebê. 

Vale lembrar que qualquer cicatriz a ser tratada tem que esperar pelo menos seis meses, esperando que ela se defina totalmente.  Os cuidados básicos após a cirurgia são simples: Não tomar sol na área a ser cicatrizada, manter em repouso o local do corte, e ao fazer curativos usar fitas de micropore ou silicone. Uma cicatriz nunca desaparece por completo, mas quando bem tratada pode ser quase imperceptível.


Leia mais: CICATRIZ DA CESARIANA | Quarto de Bebê
                COMO CORRIGIR A CICATRIZ DA CESARIA | Quarto de Bebê  

Nenhum comentário:

Postar um comentário