17 de setembro de 2010

Que tipo de sling escolher?

"Ao colo da mãe, aconchegado pelo pano, o bebê ouve o seu coração, sente a sua respiração, acompanha o seu movimento. É como se voltasse ao útero materno, mas com uma janela aberta para o mundo".

Quem tem ou já teve um bebê sabe das dificuldades de levá-lo a certos lugares, principalmente se for preciso caminhar por calçadas esburacadas, cheias de degraus e carros estacionados por cima... Nessas situações, carrinho nem pensar! O jeito é carregar o bebê, mas aí as costas ficam doendo, os braços cansam, sem contar que não temos as mãos livres para fazer mais nada. O celular tocou? Não dá para atender! Abrir uma porta? Tem que ser malabarista, ou contar com a ajuda de algém.

Esse é apenas um exemplo, porém, sabemos que no dia a dia os bebês adoram ficar no colo!

Usando um sling torna-se possível estar com o bebê juntinho do corpo e ainda ter as mãos livres para fazer diversas outras coisas, como falar ao telefone, abrir portas, fazer anotações, ou ainda segurar a mãozinha do filho mais velho para atravessar a rua!

Mas vem uma dúvida: qual o melhor modelo de sling? A resposta é: não existe melhor modelo. Cada um tem suas características próprias e cabe a cada pessoa escolher com qual irá se adaptar melhor. Vamos conhecer?

SLING DE ARGOLAS OU RING SLING 



O sling de argolas é bastante versátil, pois se adapta a pessoas de qualquer tamanho, ou seja, todos da família poderão usá-lo. As argolas servem justamente para esses ajustes, apertando ou afrouxando o tecido para melhor acomodar o bebê. Alguns possuem um bolso na extremidade do tecido, que é útil para carregar um paninho, a chupeta do bebê, as chaves do carro... O tecido que sobra serve ainda para proteger o rostinho do bebê do sol, poeira, ar condicionado ou para amamentar com mais privacidade.

POUCH SLING



É menos versátil do que o de argolas. Por não possuir ajustes, deve ser comprado sob medida de acordo com o tamanho da pessoa que irá usá-lo. Então, se o papai e a mamãe forem pessoas de tamanhos diferentes, cada um deverá ter o seu pouch.  
O pouch é, sem dúvidas, o tipo de sling mais simples e prático de usar, justamente por não ser preciso fazer ajustes. É só vestir e já está pronto para usar! Por possuir menos pano, é mais simples de dobrar e guardar na bolsa.

Alguns são dupla face e podem ser usados de qualquer um dos lados. O interessante é que invertendo o lado, o sling ganha nova cara! Geralmente são usadas cores contrastantes: uma lado claro, o outro escuro, ou então um lado liso e o outro estampado.


WRAP



O wrap é uma faixa de tecido enorme, com aproximadamente 5m de comprimento, que deve ser amarrada ao corpo. É o sling mais trabalhoso de vestir e colocar o bebê, e também é o que mais espaço ocupa na bolsa. Porém, muitas pessoas o acham mais confortável do que os outros modelos.

O wrap permite maior contato pele a pele, (no sling com argola ou pouch você ainda tem uma camada de tecido entre você e o bebê, no wrap não). Por isso ele é recomendado para o método mãe canguru com prematuros e para recém-nascidos. Ele garante uma posição ergonômica e segura bem as costas e cabecinha do bebê, também durante o sono.

Esse é o tipo de sling mais usado na Europa e nos Estados Unidos.

MEI TAI



De origem asiática, o mei tai consiste numa espécie de “cadeirinha de tecido”, com quatro faixas que são amarradas ao corpo do adulto. O mei tai não precisa ser feito sob medida, e pode ser compartilhado por diversos adultos. Recomenda-se que ele seja utilizado a partir do quarto mês de vida do bebê, pois nessa idade a criança já tem maior controle do tronco, pescoço e cabeça.

Quando o bebê é menor, usa-se o mei tai com as perninhas do bebê dentro do sling. Quando ele já está maior, as perninhas ficam do lado de fora. Embora seja muito seguro e confortável, o mei tai possui menos opções de posições para se usar o sling com o bebê. Por exemplo, não é possível carregar a criança deitada, sentade de frente nem amamentá-la no mei tai.

É o sling que mais se parece com o conhecido "canguru", porém, tem as vantagens do sling: bebê na posição correta, tecido ajustável ao corpo do bebê, peso bem distribuído nas costas. A principal vantagem é que as perninhas do bebê não ficam penduradas, como acontece no canguru, o que evita desconforto para o bebê e sobrecarga na coluna.


É importante lembrar que todos os modelos de sling permitem variações de posição - deitado (exceto mei tai), sentado, na frente, nas costas, sentado no quadril... conforme o bebê cresce aumentam as possibilidades de posições. Amamentar no sling também é ótimo, o bebê fica na posição correta, ao alcance do seio da mãe, sem precisar apoiá-lo com os braços.

Todos os modelos são seguros para bebês até 20kg. A idade varia, mas pode-se usar com a criança até 2, 3 anos, sem problemas. Em alguns blogs já vimos relatos de crianças com 4 anos de idade ainda sendo carregadas no sling.


Então, qual sling  você escolheu?


*Fontes: mania de sling, sun kepina, matricoscas

Nenhum comentário:

Postar um comentário