2 de dezembro de 2010

COMO MANTER O CORPO BONITO NA GRAVIDEZ



A gravidez é um período em que acontecem muitas mudanças no organismo da mulher. O aumento do hormônio progesterona, por exemplo, é a principal causa do aparecimento de manchas escuras, pintas, manchas vermelhas, acne e outros. 

As mudanças físicas são as mais evidentes e você  tem que ter certos cuidados por mais que essas mudanças sejam em grande maioria passageiras, pode haver algumas que se mostrem permanentes.
Com pequenos cuidados você pode sim manter sua pele bonita. A gravidez não precisa ser um motivo de preocupação. Não precisa muita coisa - a limpeza correta da pele é fundamental. Lave o rosto sempre com sabonetes neutros, e use sempre protetor solar pra onde quer que você vá. Prevenir é sempre melhor que remediar.





O maior medo das mulheres nesse período são as terríveis estrias, principalmente entre aquelas grávidas que ganham peso acima do recomendado, mas isso é muito relevante, já que há também um fator genético que contribui para seu aparecimento. Ou seja, não é apenas quando se engorda muito que as estrias aparecem! Muitas mulheres não aumentam tanto o peso e mesmo assim desenvolvem várias estrias. Se não dá pra saber quem vai ter ou não, o que pode deve feito é previnir. Hidrate bem a pele com óleos de banho e cremes hidratantes de boa qualidade. Dê preferência aos produtos específicos para gestantes, pois eles possuem uma fórmula própria para essa fase, com componentes seguros e que tem alto poder de hidratação. Use principalmente na região do abdômen, quadril e nos seios, que são áreas que tem maior probabilidade de desenvolver estrias. Outra dica é usar cintas próprias para gestante, elas ajudam na sustentação do peso da barriga e, com isso, a pele fica menos sobrecarregada.





As varizes, também comum nesse período, podem ser evitadas com o uso de meias elásticas apropriadas. Há meias com tamanho 3/4, 7/8 e inteiras, que cobrem até acima da barriga. Seu médico poderá orientá-la melhor sobre qual modelo mais adequado.

Alguns produtos trazem em sua fórmula substâncias que devem ser evitadas pelas gestantes, por isso muito cuidado com tratamentos para manchas e acne. A indicação é usar produtos neutros ou com ácido azelaico. Evite produto que tenham glicólico ou ácido retinóico.
Já  os cabelos ao contrário da pele têm uma tendência a ficarem mais bonitos e volumosos durante a gravidez. Xampu e condicionador com formulação específica para gestantes são aconselhados, pois eles auxiliam a repor sais minerais que são perdidos devido à gestação. O cabelo geralmente tem uma queda normal de cem fios por dia, na gravidez essa quantidade diminui ou se mantêm estática, porém cerca de três meses após o parto pode ocorre um aumento na queda dos fios, que deve se normalizar naturalmente. Fale com médico caso a queda persista por mais tempo.  Já o uso de tinturas e outros tratamentos com substâncias químicas devem ser completamente evitados nos três primeiros meses, após esse período fica liberado o uso de alguns tonalizantes e certos produtos menos agressivos. Prefira tratamentos que não entrem em contato com a raiz do cabelo nem com o couro cabeludo, para evitar a absorção das substâncias químicas.




Lembre-se: a gravidez é só um período, que passa muito rápido, portanto aproveite porque logo tudo volta ao normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário