30 de novembro de 2010

Cheia de Vida no jornal Página 20

Artigo publicado no Jornal Página 20 dia 14 de novembro de 2010


Ali: o bom negócio

Escrito por Juracy Xangai   
14-Nov-2010

Lojas de confecção, farmácias e mercearias recebem orientação dos Agentes Locais de Inovação do Sebrae para melhorar o resultado de seus negócios

Montar a primeira casa especializada na venda de roupas e acessórios para gestantes em Rio Branco é uma ideia que qualquer um poderia ter, mas daí a fazer, foi preciso a atitude para buscar as informações certas, descobrir fornecedores, entender o gosto das clientes, em fim, meses de preparo e planejamento para finalmente abrir as portas da loja Cheia de Vida que completa seis meses de funcionamento em frente ao portão de entrada do Supermercado Araújo do Aviário.

E depois de tanto pensar e planejar apareceu uma série de dúvidas, até ter certeza que havia muita coisas a aprender, mas também muitas surpresas agradáveis que geram novas oportunidades de negócio, conforme esclarece Carolina Cordeiro professora de estágios supervisionados e elaboração de projetos pela FAAO, há seis anos, e que, apesar de vir duma família sem tradição com o comércio encarou o desafio de montar a loja Cheia de Vida.

“Há muito tempo ouvia minhas amigas reclamando que tinham a maior dificuldade para conseguir roupas para gestantes, daí percebi que não havia nenhuma loja especializada nesse ramo aqui em Rio branco e como minha mãe estava se mudando de Cuiabá para cá perguntei a ela se toparia encarar esse desafio, ela aceitou e então comecei a pesquisar o assunto. Fui ao Sebrae em busca de informações e orientação, enquanto isso fiquei de olho em busca de um ponto que atendesse minhas expectativas. Queria um lugar próximo a lojas que trabalhassem com brinquedos e roupas para crianças, no dia em que passei por aqui e vi este prédio sendo reformado, parei e perguntei se seriam lojas, a dona me explicou que sim, mas que só estariam prontas em três meses, era o tempo que eu precisava para acabar de me preparar para abrir a loja Cheia de Vida, então aqui estamos nós!” Explica Carolina Cordeiro.

Loja abastecida, a inauguração festiva marcou o início de um aprendizado que continua em construção: “Já no primeiro mês descobrimos que tínhamos muito a aprender e corremos pedir socorro do Sebrae que estava iniciando o programa de atendimento dos Agentes Locais de Inovação, os Ali, dos quais nunca tinha ouvido falar, mas que passaram a nos acompanhar e tem sido de grande ajuda, um presente mesmo. Eles nos ajudaram a organizar os produtos na loja e a oferecer um atendimento de qualidade aos nossos clientes. Agora estamos recebendo orientação para melhorar o controle do fluxo de dinheiro pelo caixa e o do estoque porque recebemos produtos de 18 fornecedores diferentes e de vez em quando a gente se perde. Eles nos oferecem o tipo de apoio e orientação de acordo com nossa necessidades!”

Surpresa peso pesado - Mas a loja especializada no atendimento às gestantes ganhou uma clientela surpresa, como conta Carolina : “De repente começaram a aparecer as fofinhas, mulheres que estão acima do peso, em busca de roupas que oferecessem mais conforto. Fiquei surpresa, mas encarei o novo desafio como uma oportunidade de negócio que precisa ser bem aproveitada. Também ficamos surpresas com a quantidade de mães que vem acompanhando as filhas gestantes e aproveita para fazer umas comprinhas. Agora também surgiram os pedidos por presentes e lembrancinhas, ou seja, a loja fez com que os clientes demonstrassem uma série de outros desejos que já começamos a atender.”

Agentes de Inovação em ação - Samara Brandão a coordenadora estadual do programa de Agentes Locais de Inovação do Sebrae esclarece que as ações dos primeiros dez Alis começaram a ser realizadas no Acre a partir de julho e, desde então estão atendendo a 73 empresas dos ramos da confecção, farmácias e mercearias em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. “Nossas ações começam com uma visita dos agentes aos empreendedores, então, trabalhando em parceria com eles os Ali realizam um diagnóstico da gestão empresarial e outro da inovação. Juntos eles analisam os pontos fortes e fracos do negócio, bem como as oportunidades inexploradas. Com estas informações traçam um plano estratégico de ação otimizando os pontos fortes, corrigindo os pontos fracos e buscando aproveitar as oportunidades, sempre respeitando o ritmo e as condições de cada um”.

Medidas simples como abrir a farmácia aos domingos, garantiu a um dos negócios atendidos o recurso que precisava para pagar o aluguel do ponto. Outro avançou ainda mais a instalar o serviço de disck-entrega de medicamentos. “Logo de início notamos que várias empresas tinham problema com a organização interna dos balcões, equipamentos e produtos, outras com a fechada de entrada, então contratamos uma consultoria para atender onze empresa, outra para melhorar o atendimento em cinco empresas. São medidas relativamente simples, mas que precisam ser tomadas e executadas de forma consciente, para que melhorem os resultados de seus negócios”.

"As ações dos Alis são baseadas em metodologia desenvolvida pelo Sebrae nacional. Elas vãos sendo expandidas de acordo com o desenvolvimento do trabalho, por isso no ano que vem também estaremos atendendo empresas dos setores de varejo geral e comércio. Nossa meta é fechar 2011 atendendo mais de 400 empresas e, vale ressaltar, que o acompanhamento a cada uma destas empresas tem duração de dois anos com os agentes atuando como interlocutores deles em busca de soluções junto a instituições tecnológicas como o Sebrae, Embrapa e outros!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário