16 de novembro de 2010

Gengibre contra o enjoo

Poucas mulheres sabem, mas dizem os estudos que o gengibre é um aliado contra os enjoos sentidos durante a gravidez, principalmente aqueles do início, pois ele aumenta a secreção gástrica e normaliza o movimento peristáltico do estômago. Pode ser gengibre em qualquer forma: chá, como tempero da comida, adicionado a receitas de bolo, pães, sucos...

Que tal experimentar? Para incentivar, uma receitinha de bolo de gengibre, tirada do site Trigo é Saúde:




Ingredientes2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
1 xícara de água fervendo
2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de chá de gengibre em pó
1/4 colher de chá de cravos-da-índia em pó
1 pitada de sal
2 colheres de chá de fermento em po
100 g de manteiga sem sal
2/3 xícara de açucar mascavo
1 xícara de melado de cana
1 colher de sopa de gengibre fresco ralado
2 ovos levemente batidos
Açucar de confeiteiro para polvilhar

Modo de preparo
Preaqueça o forno em temperatura média. Unte e enfarinhe uma assadeira de aproximadamente 25 x 30 cm. Coloque em uma tigela o bicarbonato e a água fervente. Em outra tigela, peneire a farinha de trigo, o gengibre em pó, o cravo em pó, o sal e o fermento. Reserve.

Na batedeira, coloque a manteiga (temperatura ambiente) e bata até estar bem leve e cremosa, acrescente o açúcar mascavo e continue batendo, acrescente o melado de cana e o gengibre ralado e a mistura de água com bicarbonato.

Diminua a velocidade da batedeira e acrescente a mistura de farinhas e os ovos. Evite bater a massa em excesso. Despeje a massa na assadeira e asse por entre 35 e 40 minutos, retire do forno e deixe esfriar um pouco.

Polvilhe com o açúcar de confeiteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário