2 de outubro de 2010

Costumes antigos para bebês modernos

Texto original publicado na Gazeta do Povo em 28/03/2010 por Daniela Neves.


Que tal voltar para as fraldas de tecido e mamadeiras de vidro? Alguns pais estão resgatando essas peças do “tempo do epa” pela saúde dos filhos e do planeta.

Pensar em fraldas de pano dá uma sensação de preguiça. Lembra as mães de 30 anos atrás que, além de todos os cuidados com o bebê, precisavam encontrar tempo e forças para passar as fraldas de pano antes da próxima troca. Sem contar as lavagens rigorosas, o molho, a coarada (deixar com sabão no sol) e até fervura para as mais exigentes. No varal, fraldas branquinhas a perder de vista.

Pois esse e outros antigos costumes da puericultura estão voltando, de forma mais prática e sem alguns exageros. Pen­sando na saúde dos filhos e na promoção de um mundo mais sustentável, pais estão aderindo à versões modernas de fraldas de tecido, mamadeira de vidro e slings para carregar bebês.

O retorno da fraldas de pano aconteceu inicialmente na Europa. A empresária Bettina Lauterbach, que fabrica e vende produtos infantis alternativos, recebeu uma demanda de mães que tinham morado em outros países, como Inglaterra. “Elas me pediam para fabricar fraldas de pano porque era salutar para a criança, já que diminuem bastante as alergias”, conta. Há três anos passou a vender as peças que produz. O alfinete deu lugar ao velcro e a "calça enxuta" foi substituída por uma camada interna impermeável.

Com cores chamativas e algumas estampas, as fraldas de tecido estão disponíveis em lojas e sites especializados em produtos sustentáveis. Elas tem o formato parecido com a descartável, vêm com uma superfície interna impermeável e um absorvente de pano próprio, que garante a absorção para não haver vazamentos.

Quando se acumulam fraldas sujas em quantidade razoável, as peças podem ir para a lavagem na máquina. Depois são estendidas no varal, com as outras peças de roupa. “O sabão disponível hoje no mercado é suficiente para dar conta da higienização. Não precisa deixar no sol, passar goma ou produto para clarear. A tecnologia acompanhou as novas fraldas de pano”, diz Betina.


Argumentos prós

O argumento de uso sustentável utilizado pelas adeptas é forte. Pelos cálculos dos defensores, são utilizadas em média 5,5 mil fraldas descartáveis por crianças durante os dois anos e meio iniciais. O que atinge um gasto de R$ 3.575 durante este período. As fraldas descartáveis somam 2% do total do lixo doméstico enviado aos aterros e levam, segundo estimativas, 400 anos para se decompor. Somente em Curitiba, segundo pesquisa realizada pelo espaço Aobá – de acompanhamento de gestantes e pais – uma tonelada de fraldas descartáveis é enviada por dia ao aterro sanitário.

“A descartável foi importante em uma época em que as mulheres estavam entrando no mercado de trabalho e tinham nela uma aliada da praticidade. Hoje, algumas pessoas estão modificando seu comportamento por uma questão de consciência e fazendo escolhas que transmitem valores”, diz a psicóloga e doula Luciana Lima, coordenadora do Aobá.

Luciana utiliza as fraldas de pa­­no no filho Aysso, de 2 meses. Im­­porta e vende fraldas feitas de ma­­terial orgânico, vindos da Ale­­ma­nha. “Não adianta pensar so­­men­­te no descarte e sim no processo de produção da fralda. Não pos­so ter todo um discurso consci­­ente e vestir meu filho com roupas feitas em indústrias que desrespeitem meus valores”, diz.

Aysso, aos 2 meses de idade.


A engenheira civil Sibelle Lara, 35 anos, também optou pelas fraldas de pano desde que Eduardo, 10 meses, nasceu. Diz que elas não dão tanto trabalho quanto parece. “São dez minutos a mais por dia gastos com a lavagem. É uma questão de opção.” Enquanto o filho não for para o berçário, ela vai manter a opção, mas sabe que terá dificuldade de encontrar uma escola que aceite cuidar da criança com fralda de pano.

A alternativa de tecido tem um custo que, segundo os adeptos, se torna vantajoso em pouco tempo. Outra vantagem é que o tecido 100% algodão não causa alergia (desde que seja bem lavado e enxaguado para não guardar resíduos de sabão) de acordo com a pediatra Clau­­dete Closs. Ela confirma que os pro­­dutos utilizados na fabricação das descartáveis, como o plástico e o gel, podem provocar alergias. “Vai depender da sensibilidade do bebê. Al­­guns desenvolvem aler­­gias com uma marca e não com outra”, diz a médica.

O problema começa ao pensar em sair de casa. A descartável acaba sendo inevitável em um passeio, pois não é muito agradável pensar em carregar um saquinho plástico com uma fralda suja de cocô até chegar em casa.

Mamadeiras

Se os argumentos a favor das fraldas de pano são diversos, a mamadeira de vidro gera controvérsias. Seus defensores dizem que uma substância liberada com o aquecimento do plástico, o bisfenol A , está ligada ao surgimento de câncer. Um estudo realizado na Universidade do Missouri (EUA), em 2007, teria comprovado essa ligação. De acordo com a Anvisa, porém, a quantidade de bisfenol estipulada para a fabricação não prejudica a saúde.

Algumas marcas de produtos in­­fantis já fabricam uma versão em vidro. O primeiro problema apontado por especialistas é justamente a possibilidade de o vidro se quebrar e machucar os pequenos.

Mas o principal argumento contrário é a própria contra-indicação ao uso das mamadeiras. “A amamentação deve ser exclusiva até o sexto mês e complementada até 2 anos, ou mais. Não precisa de mamadeira, desde que a mãe seja bem orientada”, diz Claudete Closs, coordenadora do programa de aleitamento materno da secretaria municipal de Saúde de Curitiba.

Se por algum motivo a mãe não puder amamentar, o recomendado é que a criança receba o leite colocado em um copo e dado com colher.


O bom colo
O costume antigo, associado à comunidades indígenas, de carregar filhos amarrados em pano também tem aparecido cada vez mais nas grandes cidades. Conhecidos como slings (tipoia), os tecidos usados para carregar bebês colocam o corpo da criança colado ao dos pais, dando conforto e acalmando. Também são vendidos em diversos modelos e estampas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário